sábado, 31 de janeiro de 2015

Pãezinhos de Cereais

Nada melhor para um sábado à tarde frio e chuvoso, do que pãozinho quentinho acabado de cozer! Delicioso! Hmmm =P


Ingredientes:

1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de trigo integral
1/2 chávena de farinha de milho
2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de sopa de linhaça moída
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 chávena de água morna
20g de fermento biológico
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de flor de sal

Preparação:

Num alguidar verta as farinhas, e as sementes e mexa tudo, forme um buraco no meio do preparado. À parte misture o sal, o fermento e o azeite com a água morna e verta no buraco já feito no meio das farinhas. Com as mãos enfarinhadas mexa tudo, amasse até que a massa descole dos dedos e forme bolhas de ar que depois rebentam, como se a massa estivesse a soprar. Significa que está no ponto! Se a massa se continuar a colar aos dedos, adicione farinha aos poucos, e amasse até que fique no ponto. Deixe repousar 30 minutos dentro do alguidar num local quente, tapada com um pano.
Depois deste tempo, divida a massa em 8 partes iguais e forme pequenas bolinhas, pincele com azeite e polvilhe de sementes ao seu gosto. Deixe repousar mais 30 minutos, num local quente e tapado.
Passado este tempo leve ao forno, num tabuleiro polvilhado com farinha, a 180º cerca de 30-40 minutos, dependendo da capacidade do forno. coloque no fundo uma taça, ou forma de ir ao forno com água, para que o pão ganhe humidade. Retire depois de cozido, e arrefeça em cima de uma grelha. Deliciosos!!

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário